Cara professora, caro professor, conheça cada uma de nossas obras selecionadas e aprovadas para escolha no PNLD Literário 2023 – Objeto 3, que são voltadas para os estudantes e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos). Aproveite para visualizar os livros na íntegra e todas as enriquecedoras experiências que os Materiais Digitais propõe para cada obra! Ah, não se esqueça de baixar um prático card para compartilhar com seus colegas educadores e educadoras, indicando o livro para adoção.

Conheça nossas obras

Clique no livro abaixo para saber mais

Título: A chegada do Sr. Flat
Autor: Jaume Copons
Ilustradora: Liliana Fortuny
Tradução: Fernando Nuno
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: Diversão e aventura
Componente curricular: Língua Portuguesa

Alex e os Monstros
(vol. 1): A chegada do Sr. Flat!

Nesse primeiro livro da série Alex e os Monstros, você vai conhecer Alex, um garoto travesso e que não gosta de fazer o dever de casa, e Sr. Flat, um monstrinho de pelúcia que, na verdade, é um monstro que acorda após ouvir Alex lendo um livro. E, para o Sr. Flat não hibernar novamente, é preciso alimentá-lo com boas histórias!

Alex precisa terminar de fazer o dever de casa, mas prefere passar o tempo com o novo amigo. Sr. Flat faz Alex ler diversos clássicos da literatura, como Peter Pan, As Aventura de Tom Saywer, entre outros, o que o faz adquirir o hábito da leitura e a gostar de literatura.

interno-alex

Jaume Copons | Autor

Jaume é o autor da série Alex e os Monstros. Além de já ter escrito vários livros e roteiros, também compôs um monte de músicas. Jaume gosta de caminhar à vontade olhando as vitrines de lojas de sapatos, escutar a mesma música muitas e muitas vezes e ler vários livros ao mesmo tempo.

Liliana Fortuny | Ilustradora

Liliana é a ilustradora da série Alex e os Monstros. Ela dedica metade de seu tempo a projetos de capas de discos, vídeos musicais, animações e… livros! Na outra metade, Liliana aproveita para inventar universos fantásticos, ficar na varanda do apartamento em que mora em Barcelona, na Espanha, degustar comida japonesa ou alcachofras e assistir a filmes.

Título: Quem nunca comeu um bombom de olhos fechados?
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustradora: Cecília Murgel
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Crônica
Temas: Família, amigos e escola
Componente curricular: Língua Portuguesa

Quem nunca comeu um bombom
de olhos fechados?

Quem nunca sentiu preguiça de arrumar o quarto?
Quem nunca passou um dia sem tirar o pijama?
Quem nunca ficou um dia sem tomar banho?
Quem nunca acordou e pediu mais cinco minutos de sono?
Quem nunca quis ser o ajudante do dia?
Quem nunca quis ser um passarinho?
Quem nunca desejou conhecer o mar?
Será que eu me conheço de verdade ou ainda posso me surpreender comigo mesmo?
Fazer novas e bonitas descobertas sobre mim?
Será que, no fundo, bem lá no fundo, todas as pessoas se parecem e nós nem somos assim tão diferentes uns dos outros?

MKP_QuemNunca_miolo_10-11

Jonas Ribeiro | Autor

Será que eu me conheço de verdade ou ainda posso me surpreender comigo mesmo? Fazer novas e bonitas descobertas sobre mim? Será que, no fundo, bem lá no fundo, todas as pessoas se parecem e nós nem somos assim tão diferentes uns dos outros? Será que é importante eu contar que nasci em São Paulo, no dia 16 de setembro de 1970? Será que preciso escrever aqui que já comi vários bombons de olhos fechados? Será que os leitores pensam que eu sou inteligente só porque escrevi um monte de livros? Será que os leitores imaginam que eu tenho tantas coisas que quero aprender e tantos erros que quero corrigir? Será que os leitores responderão com facilidade a todas as perguntas deste livro? Será mesmo?

Cecília Murgel | Ilustradora

Nasci em São Paulo. Descobri cedo que os lápis são varinhas mágicas e servem para criar coisas coloridas e encantadas. Um dia eu cresci e acreditei que desenhar casas e prédios para as pessoas morarem é que era coisa para gente grande fazer com a caixa de lápis. Fui estudar arquitetura e, por 20 anos, desenhei coisas que se constroem com tijolos. Em 2010 decidi para o resto da minha vida que queria desenhar o que de mais sério há para desenhar: sonhos. E quem foi que disse que não se pode ser o que se é? Quando perguntam a minha profissão, eu digo: “Eu? Eu sou uma desenhadora”. E, para os que pensam que existe um mundo de pessoas grandes e outro de pessoas pequenas, eu digo que sou ilustradora.

Título: Fred, o Papa-Formiga
Autora e Ilustradora: Manica Musil
Tradutor: Alexandre Cleaver
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: O mundo natural e social
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências e Arte

Fred, o Papa-Formiga

Fred, o Papa-Formiga, é um filhote de tamanduá que tem a língua muito curta. Por ser diferente, seus irmãos sempre caçoam de Fred, o que o faz se sentir triste. Certo dia, ele sobe até o alto da copa de uma árvore para poder chorar sem ser incomodado. Mas então, ao olhar para a paisagem, Fred percebe que tem uma habilidade especial – e ela logo mais o fará ficar famoso entre os tamanduás. Porque todo mundo é bom em fazer alguma coisa!

Fre-o-papa-formiga-miolo

Manica K. Musil | Autora

Oi, pessoal, eu sou a Manica Musil! Fui eu que escrevi e fiz as ilustrações deste livro, totalmente em tecido. Nasci na cidade de Ptuj, na Eslovênia, bem longe do Brasil. Estudei piano e me formei em arquitetura. O primeiro projeto que fiz ganhou o prêmio internacional de arquitetura, em 2005. Também me dediquei à arte: 11 selos da Eslovênia têm desenhos meus. Quando meu primeiro filho nasceu, comecei a escrever histórias e poemas. Publiquei dez livros para crianças nas mais diversas partes do mundo: dos Emirados Árabes à Itália, da China aos Estados Unidos, e também cheguei ao Brasil. Recebi prêmios importantes em vários desses países. No meu site, você pode conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho de criação de livros ilustrados em tecido: www.manicamusil.com

Título: O Leão da Neve
Autor: Jim Helmore
Ilustrador: Richard Jones
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: Família, amigos e escola
Componente curricular: Língua Portuguesa

O leão da neve

Carol e sua mãe se mudam para um bairro diferente. No começo, ela se sente insegura para fazer amizade na nova vizinhança e se sente entediada na solitária casa de paredes brancas. Um dia, porém, ela conhece um amigo muito especial em sua nova casa, o Leão da Neve! Com a sua ajuda, ela finalmente consegue encontrar a coragem escondida em seu peito.

Venha se encantar com essa linda história sobre amizade e a construção de autoconfiança.

Jim Helmore | Autor

Sou o Jim Helmore, o autor do livro O Leão da Neve. Nasci no oeste da Inglaterra e hoje moro em Londres. Quando era criança, explorava a costa rochosa da Cornualha, onde eu morava. Em 2005, publiquei o livro Letterbox Lil, que ganhou um prêmio de melhor livro ilustrado (o Sheffield Libraries). Desde então, venho escrevendo histórias para crianças de todas as idades, em colaboração com vários ilustradores e editores. No meu tempo livre, cuido das verduras da minha horta, o que sempre me dá ideias para outras histórias.

Richard Jones | Ilustrador

Sou o Richard Jones, o ilustrador do livro. Nasci e cresci em Leamington Spa, na Inglaterra, cidade onde vivi muitas aventuras, corri de bicicleta e escalei árvores, e que se tornou fonte de inspiração para muitas das ilustrações que crio. Conheci os livros dedicados às crianças quando fiz estágio na Biblioteca Central de Exeter e, ali, decidi que era aquilo que queria fazer: livros ilustrados para crianças!

Título: O pulo do coelho
Autor: Lázaro Ramos
Ilustradora: Lais Dias
Categoria: 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental I)
Gênero literário: Conto
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências

O pulo do coelho

Gusmão era um menino “querente”. Queria aprender o passinho de dança, queria tomar chuva sem hora pra acabar, queria acalmar a avó. Queria tudo e ao mesmo tempo. Como toda criança.Um dia, Gusmão teve um sonho. Sonhou que era um coelho e que estava em um circo. Mas Gusmão, todo querente, não queria ser coelho, queria mesmo era ser mágico. No meio dessa aventura circense, o menino vai descobrir que o mais importante é não desistir do próprio sonho.

Lázaro Ramos | Autor

Sou Lázaro Ramos, mas adoro ser chamado de Lazinho. Nasci em Salvador, na Bahia. Desde pequeno eu gostava de escrever, mas era tímido e não mostrava pra ninguém. Depois comecei a fazer teatro e a timidez foi embora; então comecei a mostrar pra todo mundo o que eu escrevia. Fiquei animado com os livros, sabe? Tanto é que esta é minha sétima história a ser publicada. Sou também ator, diretor e embaixador do Unicef pelos direitos das crianças. Uma das minhas maiores alegrias é encontrar você, leitor, você, leitora, aqui nas páginas encantadas do livro. Obrigado por fazermos juntos essa viagem.

Lais Dias | Ilustradora

Sou a Lais, a ilustradora deste livro. Cresci em São Paulo, cidade grande. Desenho desde que me conheço por gente. Ficava quietinha desenhando os personagens dos livros que eu lia, desenhando meus cachorros, as bonecas, os carrinhos. Nunca mais parei de observar o mundo e desenhá-lo. Me formei arquiteta, virei artista plástica e trabalho como arte-educadora. Adoro ensinar arte para crianças e para qualquer adulto que acredite ser criança de vez em quando.

Título: A cidade politicamente correta
Autora: Elisabete da Cruz
Ilustradora: Lais Dias
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: O mundo natural e social
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Geografia

A cidade politicamente correta

A cidade de Fraterna sempre foi pacata e, dentro do possível, organizada. A chegada de moradores inesperados pareceu um caos em um primeiro momento, mas logo os fraternenses – em especial as crianças – usaram todas as suas habilidades para criar um bom plano estratégico, capaz de mudar a vida de todos para sempre.

Este livro apresenta uma narrativa envolvente e lúdica, que discute assuntos necessários e urgentes como saúde, educação e habitação, de um jeito divertido, para levar os leitores à reflexão do papel de cada um na sociedade.

Elisabete da Cruz | Autora

Sou Elisabete, a autora deste livro. Atuo como educadora, escritora, empresária e produtora executiva na área de projetos culturais, educativos e de entretenimento, envolvendo públicos de todas as idades. Trabalhar com Dora Educa foi um grande aprendizado. Ela despertou em mim a paixão pela educação e, a partir de então, da educação nunca mais me desvinculei. Todas as profissões são importantes para a construção de uma cidade mais justa, mas a educação é a base, pois ela norteia os indivíduos e os prepara para enxergar o que cada um tem de melhor. A dedicação de Dora Educa me inspirou a estudar teatro, magistério, pedagogia, educação transdisciplinar, contação de histórias e mais uma porção de cursos até chegar aqui, na criação de histórias que possam fazer as pessoas enxergarem seu papel na sociedade.

Lais Dias | Ilustradora

Olá! Meu nome é Lais e fui eu quem ilustrou este livro. Cresci em São Paulo, cidade grande. Desenho desde que me conheço por gente. Acho que comecei a desenhar quando tinha três anos. Ficava quietinha desenhando os cachorros, as bonecas, os carrinhos e, depois, os irmãos e amigos. Por ter essa mania, ganhei o apelido de avoada. Depois, adolescente, comecei a fotografar. Nunca parei de desenhar e de fotografar. Essas habilidades me ajudaram muito no estágio com o Sr. Habítece. Nesse estágio, ajudei a mapear a cidade e a descobrir meios de solucionar alguns dos problemas dela. Foi muito inspirador! E você? Já pensou no que pode fazer para ajudar a sua cidade?

Título: Greta e os Gigantes
Autora: Zoë Tucker
Ilustradora: Zoe Persico
Tradução: Fernando Nuno
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Tema: O mundo natural e social
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências

Greta e os Gigantes: inspirado na luta de Greta Thunberg para salvar o planeta

Greta mora numa linda floresta ameaçada por criaturas enormes: os Gigantes. Quando apareceram na floresta, os Gigantes cortaram árvores para fazer suas casas. Depois derrubaram mais árvores e fizeram casas maiores. Assim se formaram as cidades, que também se tornaram cada vez maiores, enquanto a floresta foi ficando cada vez menor, correndo o risco de desaparecer. Então, Greta teve uma ideia…

Dedicado às crianças de todo o mundo, este livro se baseou na vida de Greta Thunberg, que foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e eleita, em 2019, a personalidade do ano pela revista Time.

Zoë Tucker | Autora

Sou Zoë Tucker, uma apaixonada por livros ilustrados. No meu dia a dia, trabalho como diretora de arte e designer de livros. O primeiro livro ilustrado que escrevi conta a história de Ada Lovelace, que criou, no século XIX, o que é considerado o primeiro programa de computador. Agora, em Greta e os gigantes, me inspirei na história da ativista Greta Thunberg. Atualmente, moro no sul da Inglaterra com meu marido e meu gato.

Zoe Persico | Ilustradora

Sou Zoe Persico e, além de ilustradora, também sou escritora. Adoro tudo o que é selvagem, maravilhoso e peculiar e procuro sempre adquirir itens recicláveis e reutilizáveis, como sacolas retornáveis e peças garimpadas em brechós. Fiquei muito feliz com o convite para ilustrar este livro, pois, assim, ajudamos a difundir a importante mensagem de combate às mudanças climáticas. Sou nascida e criada na região centro-oeste do Estados Unidos, mas atualmente moro na Flórida juntamente com meu companheiro e meu cachorro.

Título: O Secador de Livros
Autora: Carla Maia de Almeida
Ilustrador: Sebastião Peixoto
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1)
Gênero literário: Conto
Temas: Diversão e aventura
Componente curricular: Língua Portuguesa

O secador de livros

O amor da família Bronca pelos livros era tão grande, tão forte, tão dedicado, tão obsessivo, tão alaropante, que acabou por se transformar em um problema. Quando começavam a ler, era como se entrassem em outro mundo. E gostavam. Gostavam tanto que já não queriam sair mais.

Carla Maia de Almeida | Autora

Olá! Eu sou Carla Maia de Almeida e escrevi este livro. Sou jornalista, escritora e tradutora, e nasci em Matosinhos, em Portugal, mas atualmente moro em Aveiro. Sou licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e fiz pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Já publiquei catorze livros, e uma de minhas obras, Irmão Lobo, foi selecionada para o Catálogo White Ravens, indicada para o Prêmio Fundación Cuatrogatos e contemplada com o Prêmio Autores SPA, na categoria de melhor livro infantojuvenil.

Sebastião Peixoto | Ilustrador

Oi! Eu sou Sebastião Peixoto e fiz as ilustrações deste livro! Nasci em Braga, Portugal, em 1972. Estudei Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Trabalho como ilustrador freelancer desde 2008, colaborando com várias editoras. Além dos livros, publiquei ilustrações em jornais, revistas e fanzines, fiz exposições em Portugal e em outros países. Em 2012, um dos livros que ilustrei, Quando eu for… grande, foi nomeado como melhor livro infantojuvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores e editado na Colômbia e na China.

Título: Ziggy e o show ao luar
Autora e ilustradora: Kristyna Litten
Tradução: Fernando Nuno
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental I)
Gênero literário: Conto
Temas: Família, amigos e escola
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática

Ziggy e o show ao luar

“HUU HUU!” – a mamãe passarinho perdeu seu filhote listrado!
Ziggy, a zebrinha, vai ajudá-la a encontrá-lo, mas existem listras por todos os lados – nas flores, nos tigres, nas cobras, nos sapos e até nos besouros! Será que eles vão conseguir encontrar o filhotinho a tempo de assistir ao show ao luar?

Venha se encantar com as lindas ilustrações de Krystina Litten nessa história sobre solidariedade que incentiva os pequenos, de maneira leve e lúdica, a buscar seus objetivos com perseverança.

Kristyna Litten | Autora

Sou Kristyna Litten, estudei Ilustração no Edinburgh College of Art e me formei no ano de 2010. Tive a oportunidade de colaborar nos trabalhos desenvolvidos por diferentes designers gráficos, figurinistas e outros escritores. Atualmente, moro no condado inglês de Yorkshire. Já escrevi e ilustrei diversos livros infantis, incluindo Blu e Berta, publicado no Brasil pela Carochinha. Sabe de uma coisa? Gosto de desenhar com giz de cera e depois adicionar digitalmente cores ou outras texturas que produzo manualmente. Adoro abusar das paletas de cores e desenhar letreiros a mão. E você?Sou Kristyna Litten, estudei Ilustração no Edinburgh College of Art e me formei no ano de 2010. Tive a oportunidade de colaborar nos trabalhos desenvolvidos por diferentes designers gráficos, figurinistas e outros escritores. Atualmente, moro no condado inglês de Yorkshire. Já escrevi e ilustrei diversos livros infantis, incluindo Blu e Berta, publicado no Brasil pela Carochinha. Sabe de uma coisa? Gosto de desenhar com giz de cera e depois adicionar digitalmente cores ou outras texturas que produzo manualmente. Adoro abusar das paletas de cores e desenhar letreiros a mão. E você?

Título: Corações aos milhões
Autora: Joana M. Lopes
Ilustradora: Catarina Correia Marques
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Crônica
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções
Componente curricular: Língua Portuguesa

Corações aos milhões

Corações a pilhas, corações de poetas, corações-cofre, corações de manteiga e corações de pedra. No mundo inteiro há corações aos milhões, milhões de corações diferentes.
Um livro cheio de imaginação e de cor, pensado para ajudar as crianças a identificar e entender as próprias emoções.
Uma ferramenta maravilhosa para quem quer desenvolver a inteligência emocional dos pequenos.

Joana M. Lopes | Autora

Sou a Joana! Nasci em Portugal, na cidade de Sertã, em 1984. Estudei Animação Cultural e fiz mestrado em Animação Artística. Hoje sou mediadora cultural, ou seja, ajudo museus e centros culturais a criar formas de contar as histórias por trás de obras de arte e lugares históricos. Escrevo romances para adultos, mas também já publiquei vários livros infantis e juvenis, como este Corações aos milhões.

Catarina Correia Marques | Ilustradora

Sou Catarina, a ilustradora do livro. Nasci em Portugal, em Lisboa, em 1980. Estudei Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e cursei pós-graduação em Livro Infantil. Foi aí que me apaixonei de vez pelos livros infantis e, desde então, já ilustrei mais de vinte livros dedicados às crianças e lançados em Portugal e alguns deles também no Brasil.

Título: Juca Mil-Perguntas
Autor: Antonis Papatheodoulou
Ilustradora: Iris Samartzi
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: Diversão e aventura
Componente curricular: Língua Portuguesa

Juca Mil-Perguntas

Todos os piratas nascem com uma perna de pau, um tapa-olho e um gancho pontudo, como já sabe todo o mundo! Sem exceção. No entanto… Numa manhã, nasceu o bebê Juca, na Maternidade dos Racha-Cucas, causando admiração e muita sensação, pois Juca não tinha um gancho pontudo, e sim, no lugar dele, um estranho ponto de interrogação bem redondinho.

Antonis Papatheodoulou | Autor

Oi! Eu sou Antonis Papatheodoulou. Nasci em Pireu, Grécia, em 1977, e publiquei meu primeiro livro em 1999. Desde então, venho escrevendo livros, canções e roteiros para crianças, em colaboração com editoras, escolas, bibliotecas e livrarias em toda a Grécia, bem como traduzo para o grego livros de autores que amo e admiro.Cada livro que escrevo vive uma aventura própria. “O mundo não é redondo – ainda não, nós é que temos que fazê-lo redondo”, escreveu Henri Michaux em Equador. Penso que criar histórias para crianças é uma forma de ajudar a tornar o mundo um pouco mais redondo, mais aberto, mais justo. E vejo escritores e ilustradores de livros infantis como membros de uma bela conspiração global em direção a esse objetivo.

Iris Samartzi | Ilustradora

Oi, eu sou a Iris Samartzi, ilustradora de livros infantis. Moro em Atenas, Grécia. Estudei Design Gráfico e Design de Interiores, mas gosto mesmo é de arte infantil. Então, quando não estou desenhando e ilustrando, posso ser encontrada em creches e berçários ensinando arte, ou dando aulas para adultos, ou ainda buscando inspiração para minhas ilustrações. 🙂 Fui indicada para o Prêmio Hans Christian Andersen 2020 na seção grega do IBBY.

Título: Bento Beija-Nuvem
Autora: Rai Teichimam
Ilustradora: Clara Gavilan
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: Família, amigos e escola
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Ciências

Bento beija-nuvem

Esta é a história de um beija-flor sonhador: ele sonhava em voar muito alto para conseguir beijar as nuvens.
Apesar de todas as dificuldades, incluindo a falta de apoio de sua família, Bento não desistiu de seu sonho.
Acompanhe suas aventuras pela floresta enquanto ele descobre a força de sua determinação e aprende sobre os mistérios da natureza.

Uma história leve que ensina as crianças a não desistir de seus objetivos.
Esse é o livro de estreia de Rai Teichimam, atriz dedicada ao universo infantil, na editora Carochinha. Venha conhecer e se encantar por essa história.

Rai Teichimam | Autora

Oi! Meu nome é Rai Teichimam, e eu sou a autora deste livro. Vou contar um pouquinho da minha história para nos conhecermos melhor. Sou formada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Além de escritora e locutora, também sou atriz. Já atuei em mais de trinta peças de teatro e trabalhei em várias novelas — a mais recente foi Carinha de anjo, em que interpretei a personagem Fátima. Há dez anos me dedico ao universo infantil com a Cia. Laço de Teatro, da qual sou fundadora e que produz espetáculos e contações de histórias para crianças. Em 2018 inaugurei a Casa Laço de Teatro, sede da Cia. e escola de teatro para crianças. Hoje me dedico a atuar, locutar (trabalhar como locutora) e escrever. E foi escrevendo por aí que este livro tomou forma. Boa leitura

Clara Gavilan | Ilustradora

Olá! Sou Clara Gavilan, a ilustradora deste livro. Nasci em 1987 e sou niteroiense. Também sou colecionadora de livros infantis por puro gosto. Ministro aulas de desenho e pintura desde 2009 e já emprestei meus dotes “desenhísticos” a vários livros infantis. Descobri a graça dos traços e da aquarela ainda na faculdade. Falando em faculdade, sou formada em Design Gráfico pela PUC‑Rio, mas também me especializei bastante para poder virar ilustradora de livros para crianças: na Escola Superior de Desenho Profissional (Esdip), em Madri, fiz uma especialização em Ilustração Editorial e, no Centro Universitário de Desenho e Arte, em Barcelona, me especializei em ilustração de livro infantil. Tenho um blog chamado Gavilan. Com o passar do tempo, ele foi ganhando destaque, pois é onde meus personagens – bichos e humanos – ganharam vida e personalidade. Vi na ilustração infantil minha aspiração, dedico grande parte de meu tempo a isso, e pretendo continuar ilustrando até ficar velhinha.

Título: Ceci – Uma história para ouvir
Autor: Fernando Mello
Ilustradora: Lais Dias
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Crônica
Temas: O mundo natural e social
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Geografia

Ceci, uma história para ouvir

Você já percebeu o maravilhoso mundo dos sons que nos rodeia? Já parou para pensar em como é a paisagem sonora no seu dia a dia? Consegue imaginar como é ver o mundo sem usar a visão? Prepare-se para embarcar nessa jornada com Ceci e experimentar o mundo de outra forma muito mais surpreendente do que você imagina.

Fernando Mello | Autor

Olá! Meu nome é Fernando Mello e desde muito criança sou um apaixonado pelos sons. Minha curiosidade com tudo aquilo que eu ouvia me levou a começar a tocar piano sozinho, com oito anos de idade. Fui crescendo, me tornei músico profissional e me graduei em imagem e som. Hoje, sou professor universitário, faço trabalhos com música, mídias digitais e adoro curtir o universo das histórias infantis com meus filhos!

Lais Dias | Ilustradora

Sou a Laís, a ilustradora deste livro. Cresci em São Paulo, cidade grande. Desenho desde que me conheço por gente. Acho que comecei a desenhar quando tinha três anos. Ficava quietinha desenhando os cachorros, as bonecas, os carrinhos. E depois os irmãos e amigos. Com essa mania ganhei fama de avoada. Quando virei adolescente, comecei a tirar fotografias e, a partir desse momento, não parei mais de desenhar e fotografar. Hoje, sou ilustradora, designer e arquiteta, artista plástica e pesquisadora.

Título: Alô?
Autora: Monisa Maciel
Ilustrador: Mathias Townsend
Categoria: 1 (estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental I)
Gênero literário: Conto
Temas: Família, amigos e escola
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Arte

Alô?

No meio da savana, a bicharada vivia em ritmo de festa e em plena harmonia. Até que os bichos da vila começaram a reparar que tinha uma movimentação diferente acontecendo na casa da dona girafa: eram seus filhos fazendo a maior bagunça! Embarque nesta história e descubra o que os filhotes andaram aprontando dessa vez.

Monisa Maciel | Autora

Sou Monisa Maciel, autora deste livro, e fui uma criança que aproveitou muito o momento lindo chamado infância. Brinquei, brinquei e brinquei e viajei para lugares fantásticos através dos livros, sempre incentivada por meus pais a descobrir o mundo da leitura. Quando criança, me achava grande como uma girafa. Cresci e me tornei educadora e contadora de histórias e, no meio de tantas histórias, nasceu o Alô?, onde estão minhas adoráveis girafinhas. A inspiração para o livro veio da minha vivência com meus filhos. Espero que se divirtam com essa dupla animal de bagunceiros. Boa leitura!

Mathias Townsend | Ilustrador

Olá! Meu nome é Mathias e fui eu quem fez as ilustrações deste livro. Como quase todas as crianças, desde bem pequeno, gostava muito de desenhar. Gostava tanto que resolvi continuar desenhando até ficar adulto. Eu me formei em Desenho Industrial e hoje trabalho com livros infantis, coisa de que gosto muito. Minhas ilustrações para este livro foram feitas com uma mistura de técnicas. Usei fotos de texturas de papel e de elementos da natureza, desenho com lápis e também com computador. Foi muito legal fazer este trabalho, pois une coisas que adoro: livro, bichos e natureza.

Título: Cheiro de domingo
Autor: Alexandre Parente
Ilustrador: Cecília Murgel
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I)
Gênero literário: Conto
Temas: Autoconhecimento, sentimentos e emoções
Componente curricular: Língua Portuguesa

Cheiro de domingo

Maria Flor é uma menina linda e sorridente que ama brincar e estar com seus amigos, mas existe algo que a faz exalar alegria: passar os domingos ao lado do avô, com quem se diverte, aprende inúmeros ensinamentos e aprecia os melhores aromas da vida.
Uma relação de carinho e ternura, de aconchego e de muitas aventuras perfumadas. “Ah, que cheiro ma-ra-vi-lho-so!” Ele está saindo de dentro destas páginas! Então não perca tempo, respire fundo e boa leitura!

Alexandre Parente | Autor

Oi! Eu sou Alexandre Parente. Escrevi este livro quase todo “de olhos fechados”, inspirando os aromas de minhas recordações, com o propósito de soprar no coração dos meus filhos e dos meus leitores palavras, cheiros de alegria e de paz, que transmitissem a essência do melhor perfume de domingo na vida de cada um. Cheiros e perfumes fazem parte das minhas melhores memórias da infância. Momentos marcantes, geralmente ao lado de pessoas amadas, estão associados aos aromas da vida. E foi com meu avô Aston, um apaixonado pela chuva e pelo cheiro dos animais, de plantas e de sua fazenda, que aprendi a apreciar mais esse sentido e a vida no campo. Influenciado por esse aprendizado, decidi, anos depois, cursar Agronomia na Universidade de Brasília. Além disso, me tornei escritor, sou membro do Instituto Casa de Autores de Brasília (ICA) e tenho cinco livros publicados.

Cecília Murgel | Ilustradora

Oi! Eu sou Cecília Murgel. Nasci em São Paulo. Descobri cedo que os lápis são varinhas mágicas e servem para criar coisas coloridas e encantadas. Um dia eu cresci e acreditei que desenhar casas e prédios para as pessoas morarem é que era coisa para gente grande fazer com a caixa de lápis. Fui estudar arquitetura e, por 20 anos, desenhei coisas que se constroem com tijolos. Em 2010 decidi para o resto da minha vida que queria desenhar o que de mais sério há para desenhar: sonhos. E quem foi que disse que não se pode ser o que se é? Quando perguntam a minha profissão, eu digo: “Eu? Eu sou uma desenhadora”. E, para os que pensam que existe um mundo de pessoas grandes e outro de pessoas pequenas, eu digo que sou ilustradora.

Perguntas Frequentes

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, é um programa do governo federal. Envolve a avaliação, compra e distribuição de materiais didáticos, pedagógicos e literários para as escolas públicas. As obras são materiais de apoio à prática educativa para estudantes, professores e gestores da rede federal, estadual e municipal de ensino. O programa faz uma escolha minuciosa dos materiais, garantindo sua completa adequação aos públicos a que se destina.

Sim, não só os estudantes, mas também os professores podem receber as mesmas obras distribuídas às escolas em formato acessível. A avaliação, compra e distribuição dessas obras também é realizada pelo PNLD.

Gestores e professores. Cada escola ou rede escolhe o seu material. As obras habilitadas estarão disponíveis no Guia Digital do PNLD, disponibilizado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Por meio do site (a escolha é 100% online), o corpo discente e o corpo diretivo da escola vão selecionar as obras para a etapa de ensino em questão.

Tem alguma dúvida ou quer receber mais detalhes?

*Os exemplares físicos são voltados para educadores e estão limitados a 25% do total de páginas da coleção, atendendo à Portaria do MEC.

Fique por dentro