Título: A cidade politicamente correta
Autora: Elisabete da Cruz
Ilustradora: Lais Dias
Categoria: 2 (estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental)
Gênero literário: Conto
Temas: O mundo natural e social
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Geografia

A cidade politicamente correta

A cidade de Fraterna sempre foi pacata e, dentro do possível, organizada. A chegada de moradores inesperados pareceu um caos em um primeiro momento, mas logo os fraternenses – em especial as crianças – usaram todas as suas habilidades para criar um bom plano estratégico, capaz de mudar a vida de todos para sempre.

Este livro apresenta uma narrativa envolvente e lúdica, que discute assuntos necessários e urgentes como saúde, educação e habitação, de um jeito divertido, para levar os leitores à reflexão do papel de cada um na sociedade.

Elisabete da Cruz | Autora

Sou Elisabete, a autora deste livro. Atuo como educadora, escritora, empresária e produtora executiva na área de projetos culturais, educativos e de entretenimento, envolvendo públicos de todas as idades. Trabalhar com Dora Educa foi um grande aprendizado. Ela despertou em mim a paixão pela educação e, a partir de então, da educação nunca mais me desvinculei. Todas as profissões são importantes para a construção de uma cidade mais justa, mas a educação é a base, pois ela norteia os indivíduos e os prepara para enxergar o que cada um tem de melhor. A dedicação de Dora Educa me inspirou a estudar teatro, magistério, pedagogia, educação transdisciplinar, contação de histórias e mais uma porção de cursos até chegar aqui, na criação de histórias que possam fazer as pessoas enxergarem seu papel na sociedade.

Lais Dias | Ilustradora

Olá! Meu nome é Lais e fui eu quem ilustrou este livro. Cresci em São Paulo, cidade grande. Desenho desde que me conheço por gente. Acho que comecei a desenhar quando tinha três anos. Ficava quietinha desenhando os cachorros, as bonecas, os carrinhos e, depois, os irmãos e amigos. Por ter essa mania, ganhei o apelido de avoada. Depois, adolescente, comecei a fotografar. Nunca parei de desenhar e de fotografar. Essas habilidades me ajudaram muito no estágio com o Sr. Habítece. Nesse estágio, ajudei a mapear a cidade e a descobrir meios de solucionar alguns dos problemas dela. Foi muito inspirador! E você? Já pensou no que pode fazer para ajudar a sua cidade?